Calendários Licenciamento 2021 MG – Quando, como e onde pagar?

O Licenciamento 2021 MG é um procedimento obrigatório a ser realizado por proprietários de veículos. O Licenciamento 2021 MG serve para regularizar o veículo e emitir um novo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Curiosamente, existe um prazo máximo para realizar esse processo. A seguir, indicamos qual é o calendário de pagamento do licenciamento 2021, além de apresentar mais informações sobre esse procedimento. Acompanhe!

Por que realizar o Licenciamento 2021 MG?

O Licenciamento 2021 MG é obrigatório e tem como finalidade regularizar o veículo, bem como a emissão de um novo CRLV, que é um documento de porte obrigatório para todo condutor.

Sua realização é simplificada, basta pagar a TRLAV (Taxa de Renovação de Licenciamento Anual do Veículo) e o Detran encaminha o novo CRLV via Correios, se não houver dívidas inerentes ao automóvel, abrangendo IPVA, multas e seguro DPVAT.

Se não fizer esse procedimento, o proprietário do veículo pode enfrentar dois grandes problemas. Um deles é o aumento da dívida de licenciamento, já que sobre o valor em atraso incidem juros de mora (taxa Selic) e multa (varia de 0,15% a 12%, dependendo do tempo de débito).

O segundo problema é a impossibilidade de dirigir o veículo. Caso seja parado por agentes de trânsito e não tiver o CRLV atualizado, que comprova o licenciamento, o condutor pode ser autuado com uma infração gravíssima.

Isso significa que será multado, acumulará sete pontos na carteira de habilitação e há a possibilidade de ter seu veículo apreendido, o que exige mais gastos para regularizar o problema e reaver o automóvel.

Calendário licenciamento Detran 2021 MG

calendario pagamento detran mg

O licenciamento 2021 deve ser realizado dentro de um prazo específico estabelecido pelo Detran Minas Gerais e Secretaria de Fazenda do Estado.

O calendário oficial de 2021 ainda não foi divulgado, mas a tendência é que seja semelhante aos dos anos anteriores.

Se isso se repetir, o calendário de licenciamento 2021 MG terá início em janeiro e irá até o último dia de março. Portanto, o proprietário terá até três meses para providenciar o pagamento da taxa.

Como pagar Licenciamento Detran 2021 MG?

O pagamento do licenciamento 2021 MG é simplificado. São disponibilizadas duas alternativas para o proprietário do veículo, ambas indicadas logo abaixo:

Em caixa ou terminal de autoatendimento bancário

Neste caso, dirija-se ao caixa ou terminal de autoatendimento de um dos bancos credenciados, informe o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores, disponível no canto superior do CRLV) e efetue o pagamento.

Com documento de arrecadação

O DAE (Documento de Arrecadação Estadual) deve ser emitido no site da Secretaria de Fazenda do Estado, como orientações dadas a seguir:

1- Acesse a página de emissão do DAE;

2- Informe o Renavam e ano de exercício;

3- Selecione “não sou um robô”, para autenticar seu acesso;

4- Clique em “continuar”.

A página será atualizada e trará o DAE com as opções de salvá-lo e imprimi-lo. Utilize o documento para pagamento pessoalmente em bancos credenciados, via internet banking ou aplicativo do banco.

Onde pagar Licenciamento 2021 MG?

O pagamento da taxa de licenciamento 2021 MG pode ser feito na rede de bancos credenciados, ou seja, que estão autorizados a receber o valor. Veja quais são:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Postal;
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal e agências lotéricas;
  • Sicoob;
  • Banco Mercantil do Brasil;
  • Santander.

E qual seria o valor da taxa de licenciamento 2021 MG?

Ele ainda não foi oficialmente divulgado, no entanto acredita-se que seja mais de R$ 100, sobretudo em comparação a valores anteriores. Para saber o montante a ser pago, verifique o site do Detran.

Existe algo que impeça o Licenciamento 2021 MG?

Sim, débitos inerentes ao veículo. Antes de pagar a taxa de licenciamento é fundamental verificar se existe alguma dívida associada ao automóvel e quitá-la o quanto antes.

Se pagar o licenciamento e estiver, por exemplo, como o IPVA em aberto, o processo não será finalizado, ou seja, o CRLV não é emitido, muito menos encaminhado para o proprietário do veículo. Os requisitos gerais para realização do licenciamento são:

  • Não ter débito em aberto de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e TRLAV nos últimos cinco anos;
  • Não ter multas ou seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) em aberto.

Comente