Detran MG – Consulta, Multas, IPVA, DPVAT, Licenciamento, Simulado

O Detran MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais) é um órgão responsável por fiscalizar e regularizar o trânsito do estado. Parte de suas obrigações é emitir documentos, autuar infratores e prestar serviços específicos à população.

Curiosamente, boa parte desses serviços podem ser realizados no conforto do seu lar e gratuitamente pelo site do Detran MG. Aqui, indicamos quais são esses serviços online e como efetuá-los. Acompanhe!

Consulta Detran MG

detran mg 2021

A consulta tem como finalidade verificar a situação do veículo, débitos, restrições e pontuação na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Trata-se de um procedimento simples de ser realizado, como indicado abaixo:

  • Acesse o site oficial do Detran (clique aqui);
  • Em “consulta rápida”, informe seu número de CNH (para consultas de processos administrativos ou pontuação na carteira) ou placa do veículo (para consulta da situação do automóvel);
  • Clique em “consultar”.

Pronto! A página será atualizada e trará resultados resumidos, somente para conferência rápida. Caso queira realizar com consulta completa, clique em “consultar a situação do veículo” ou “consultar pontuação na CNH”, disponíveis na página inicial, e informe os dados requeridos.

Multas Detran MG

O Detran MG oferece diferentes serviços envolvendo multas, como defesa de autuação com identificação do condutor infrator, consulta de autuações e processos, entre outros. Confira, a seguir, como realizá-los online:

  • Acesse a página de serviços relativos a infrações no site do Detran Minas Gerais (clique aqui);
  • Clique no serviço que deseja realizar;
  • Informe dados do veículo, como placa e chassi;
  • Finalize o serviço.

Um detalhe importante: se quiser verificar multas aplicadas, também é possível obter essas informações por meio da consulta Detran MG informada anteriormente.

IPVA Detran MG

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, um tributo arrecadado pela Secretaria de Fazenda do Estado. Quer consultar o valor do IPVA de seu veículo? Então, siga este passo a passo:

  • Acesse o serviço de consulta do IPVA MG;
  • Informe o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores, disponível no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) e o ano de exercício;
  • Selecione a caixa de recaptcha, para validação de seu acesso;
  • Clique em continuar.

Além de possibilitar a consulta do valor do IPVA MG, esse procedimento também permite emitir uma guia de arrecadação para pagamento do imposto, que pode ser realizado no Banco do Brasil, Banco Postal – Correios, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, agências lotéricas, Sicoob, Banco Mercantil do Brasil e Santander.

DPVAT Detran MG

O DPVAT é o seguro Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, taxa que é cobrada todo ano junto à cota única ou primeira parcela do IPVA.

Esse é um seguro que cobre gastos médicos, com indenizações e mortes no caso de acidentes de trânsito, desde que devidamente comprovados com documentos solicitados.

Quer consultar o valor do DPVAT MG ou simplesmente emitir a guia de arrecadação da taxa? Neste caso, confira o passo a passo que preparamos:

  • Acesse a página do seguro DPVAT no site do Detran MG;
  • Role a página e informe, nos campos indicados, a placa e Renavam do carro;
  • Confirme o recaptcha, para validar seu acesso;
  • Clique em “emitir guia”.

Licenciamento Detran MG

O licenciamento é um procedimento que deve ser realizado anualmente por proprietários de veículos automotores, com a finalidade de regularizá-los e emitir o CRLV, documento de porte obrigatório.

É simples fazer o licenciamento, basta se dirigir a um guichê de caixa ou terminal de autoatendimento de bancos, informar o Renavam e efetuar o pagamento da taxa solicitada.

Se preferir, existe a alternativa de gerar uma guia de arrecadação e pagá-la em qualquer banco, seja pessoalmente, via internet banking ou aplicativo. Clique aqui para emitir o documento.

Simulado Detran MG

Tirar a primeira habilitação ou renová-la exige a realização de prova teórica, para testar o conhecimento do candidato sobre normas de trânsito. Para ajudar esses candidatos, há unidades regionais do Detran que oferecem um simulado da prova.

O Detran MG não tem um site oficial de simulado, mas o candidato pode utilizar o de outros estados ou ainda aplicativos e páginas não oficiais para testar seus conhecimentos e saber o que precisa ser aprimorado.

É importante mencionar que quando oferecido pelo Detran o serviço é gratuito, possibilitando estudar com mais assertividade e se preparar melhor sem um custo extra ao candidato.

Comente