Pagar o licenciamento à vista e antes do vencimento. É vantajoso?

O licenciamento é obrigatório e deve ser realizado todo ano por proprietários de veículos automotores, pagando uma taxa estabelecida pelo Detran e Secretaria de Fazenda do Estado.

No que se refere ao pagamento, uma dúvida costuma ser comum: é vantajoso pagar o licenciamento à vista e antes do vencimento, de forma antecipada? A seguir, esclarecemos essas questões. Confira!

O que é o licenciamento?

Trata-se de um procedimento que regulariza a situação do veículo e gera um novo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), que é um dos documentos principais do automóvel e tem porte obrigatório.

Como fazer o licenciamento?

licenciamento detran mg

Resumidamente, para fazer o licenciamento basta pagar a taxa cobrada pelo serviço. A quitação pode ser feita de duas maneiras:

Pessoalmente no banco

Neste caso, basta se dirigir a um dos bancos da rede credenciada (autorizados a receber a taxa), a um guichê de atendimento ou caixa eletrônico, informar o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores, código presente no CRLV) e efetuar o pagamento.

Por meio de boleto

O boleto deve ser emitido no site do Detran ou Secretaria de Fazenda do Estado, informando o Renavam. Depois, o documento deve ser pago em um banco credenciado, seja pessoalmente ou pela internet utilizando o código de barras (por internet banking ou aplicativo).

Quando o pagamento for reconhecido pelo sistema, o Detran emite o novo CRLV e envia o documento para o endereço do proprietário cadastrado no banco de dados, desde que não haja débitos associados ao veículo.

Quando fazer o licenciamento?

O licenciamento deve ser realizado dentro do prazo indicado no calendário liberado pelo Detran e Secretaria de Fazenda do Estado. De modo geral, a data máxima costuma ocorrer no primeiro semestre do ano. Para saber o prazo exato, verifique o site do Detran, especificamente a página sobre licenciamento.

Compensa pagar o licenciamento à vista e antecipado?

O licenciamento é uma taxa única que não pode ser parcelada, portanto, sempre é paga à vista. Neste caso, não há desconto sobre o valor, como acontece com outras taxas inerentes ao veículo, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

No que se refere ao pagamento antecipado, também não há descontos e só é possível fazê-lo se não houver débito algum associado ao veículo, porque senão o CRLV não será emitido.

Em outras palavras, se o IPVA, seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), multas e taxas antigas de licenciamento estiverem em aberto, não será possível antecipar o pagamento.

Logo, pagar o licenciamento antecipado só é vantajoso se não existirem débitos inerentes ao veículo e se quiser solucionar essa questão o mais rápido possível, para não correr o risco de ficar sem um novo CRLV, já que é preciso portá-lo sempre que dirigir.

O que acontece se dirigir sem CRLV?

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, conduzir um veículo sem portar o CRLV ou estar com esse documento vencido é uma infração gravíssima. Se o motorista for parado numa blitz será multado, receberá sete pontos na carteira e poderá ter seu veículo apreendido.

No caso de apreensão, o proprietário deverá pagar todos os débitos do veículo para reavê-lo, além de taxas extras cobradas pelo Detran, como as de liberação e guarda do automóvel no pátio.

Valor do licenciamento

O valor do licenciamento varia entre os estados do país e cada um tem autonomia para reajustá-lo como quiser. De maneira geral, o valor da taxa varia de R$ 100 a R$ 200 e deve ser paga por proprietários de veículos automotores, reboques e semirreboques.

Quer saber o total exato da taxa de licenciamento? Neste caso, verifique o site oficial do Detran do estado em que o veículo foi registrado, na página dedicada aos serviços de licenciamento.

Consulta da situação do licenciamento

Quer verificar a situação do licenciamento de seu veículo ou se há algum débito associado a ele? Uma forma simples e rápida de obter essas informações é fazendo uma consulta no site do Detran, como indicado no passo a passo abaixo:

  • Acesse o site do Detran;
  • No menu de serviços, clique em “consultar situação do veículo”;
  • Informe dados sobre o veículo, como placa, chassi e Renavam;
  • Clique em “pesquisar”.

A página será recarregada e trará informações sobre a situação do veículo, informando se o licenciamento está em dia, bem como demais taxas do Detran e Secretaria da Fazenda do Estado.

Comente