Como eu devo pagar licenciamento Detran MG atrasado? Quais as multas e juros?

O licenciamento é um procedimento anual obrigatório para todos os proprietários de veículos automotores. Por meio dele é possível atestar a regularidade do automóvel e obter o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Para efetuar o licenciamento é preciso pagar uma taxa específica. Esqueceu-se de quitá-la dentro do prazo? Então, confira, a seguir, como efetuar o pagamento do licenciamento Detran MG atrasado, bem como quais são as multas e juros sobre o valor.

Como pagar licenciamento Detran MG atrasado?

licenciamento detran mg

O pagamento do licenciamento atrasado pode ser realizado de duas formas, cabendo ao proprietário escolher a que mais lhe agrada. Veja, logo abaixo, quais são elas:

Em guichês ou terminais de autoatendimento bancário

Neste caso, basta se dirigir a um banco da rede credenciada e informar o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), que pode ser localizado no canto superior do CRLV.

E quais seriam esses bancos? A lista é composta por Banco do Brasil, Banco Postal (Correios), Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, agências lotéricas, Sicoob, Mercantil do Brasil e Santander.

Qualquer pessoa pode realizar esse procedimento, desde que apresente o Renavam do veículo. O banco calcula automaticamente o novo valor considerando multas e juros, depois é só quitar o débito.

Por meio de documento de arrecadação

Se preferir efetuar o pagamento com um boleto, será preciso emitir o DAE (Documento de Arrecadação Estadual), o que pode ser feito no site da Secretaria de Fazenda do Estado, como indicado abaixo:

  • Acesse o serviço de geração do DAE (clique aqui);
  • Informe o Renavam e ano de exercício;
  • Selecione a caixa de recaptcha para validar seu acesso;
  • Clique em “continuar”.

A página será atualizada e trará o DAE, com possibilidade de salvá-lo e imprimi-lo. O documento trará o valor atualizado e poderá ser quitado pessoalmente em agências bancárias, pelo internet banking e aplicativo de banco, basta utilizar seu código de barras.

Multas e juros do licenciamento Detran MG

Sobre o valor do licenciamento incidem multas e juros mora quando o pagamento é feito em atraso. A seguir, indicamos como funciona a cobrança dessas taxas extras:

Multas

O valor da multa varia de acordo com a quantidade de dias de atraso, aumentando conforme os meses passam. Veja como funciona:

  • 0,15% ao dia até o trigésimo dia de atraso;
  • 9% do trigésimo ao sexagésimo dia de atraso;
  • 12% depois do sexagésimo dia de atraso.

Juros

Os juros aplicados sobre o valor do licenciamento correspondem ao índice referencial SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), que é definido todo mês pelo Banco Central do Brasil.

O que acontece se não pagar o licenciamento?

A ausência de pagamento do licenciamento faz com que o proprietário do veículo enfrente algumas dificuldades junto ao Detran MG, principalmente. Conheça, abaixo, quais são elas:

Possibilidade de ser multado

Dirigir um veículo não licenciado e sem CRLV é considerado uma infração gravíssima pelo Detran MG. Caso o condutor seja flagrado, ele pode ser multado no maior valor vigente e acumular sete pontos na carteira.

Outro risco é o de ter o veículo apreendido nesse processo, o que demanda mais gastos para ser regularizado, com necessidade de quitar débitos e demais taxas de uma só vez.

Aumento do débito

Como dito anteriormente, sobre o valor do licenciamento há juros e multas no pagamento em atraso. Se o período sem pagamento for muito longo, há uma grande chance de aumentar expressivamente esse débito.

Valor do licenciamento Detran MG

O valor do licenciamento é estabelecido pela Secretaria da Fazenda do Estado e é corrigido anualmente. É possível verificar o montante atual diretamente na página do Detran dedicada a esse serviço.

No caso específico do licenciamento atrasado, só é possível saber o valor no momento do pagamento em uma agência bancária ou após gerar o DAE, já que a taxa é atualizada com juros e multa.

Calendário licenciamento Detran MG

Quer saber quais são as datas de pagamento do licenciamento Detran MG para evitar novos atrasos? De modo geral, o prazo vai de janeiro a março do ano de exercício. Mas, pode ser que esse período seja alterado.

Para saber ao certo qual é o calendário de pagamento do licenciamento entre no site do Detran MG, na página do serviço.

Comente