Licenciamento MG 2021 Valor – Qual é? Confira Estimativa da Taxa

O Licenciamento MG 2021 é um procedimento obrigatório a ser feito por todos os proprietários de veículos no estado de Minas Gerais. O Licenciamento MG 2021 tem como objetivo emitir o CRLV, que é um documento que atesta a regularidade do automóvel.

Para realizar o procedimento é preciso pagar uma taxa. É aí que muitos se perguntam: afinal, qual é o valor do licenciamento MG? A seguir, abordamos o total cobrado em 2021. Confira!

Valor Licenciamento MG 2021

O valor Licenciamento MG 2021 ainda não foi divulgado, o que costuma ocorrer somente no início do ano.

documento de licenciamento

A informação é divulgada diretamente no site oficial do Detran MG, na página de licenciamento.

Embora ainda não se saiba o valor, é possível fazer uma estimativa com base no ano anterior. No licenciamento 2020, por exemplo, a taxa cobrada foi de R$105,78. Logo, espera-se que o total de 2021 seja maior do que isso.

Como é calculado?

A taxa de Licenciamento MG 2021 é estabelecida livremente pela Secretaria de Fazenda do Estado, com base em valores praticados em anos anteriores, somente fazendo uma correção do total.

Curiosamente, o valor é o mesmo para todos os veículos, independentemente de seu tipo, e deve ser pago anualmente para emissão do CRLV e regularização da situação do automóvel.

Como pagar Licenciamento MG 2021?

O proprietário do automóvel pode pagar a taxa Licenciamento MG 2021 com ou sem boleto.

licenciamentos

A seguir, preparamos um passo a passo com orientação para adotar essas duas formas. Acompanhe:

🔸 Pagamento com boleto

Neste caso, o dono do veículo deve gerar uma guia de arrecadação, o que pode ser feito no site da Secretaria da Fazenda do Estado, basta clicar aqui, informar o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), ano do exercício e clicar em “continuar”.

Se preferir, também existe a possibilidade de emitir a guia de licenciamento anual junto à de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Para isso, clique aqui, informe dados sobre o veículo e emita o documento.

🔸 Pagamento sem boleto

Trata-se da versão mais fácil e rápida para o proprietário do veículo. Nesta alternativa, é só se dirigir a um dos guichês ou terminais de autoatendimento de bancos credenciados, informar o Renavam do veículo e efetuar o pagamento.

Essa transação também pode ser feita online, via internet banking.

Licenciamento MG 2021: bancos credenciados

O pagamento Licenciamento MG 2021 deve ser feito em bancos credenciados, mas quais seriam essas instituições financeiras?

pagamento de licenciamento

Logo abaixo indicamos quais são elas:

🔸 Banco do Brasil e mais BB (correspondente do BB),

🔸 Banco Postal (Correios),

🔸 Itaú,

🔸 Bradesco,

🔸 Caixa Econômica Federal e agências lotéricas,

🔸 Sicoob,

🔸 Mercantil do Brasil,

🔸 Santander.

O que acontece após o pagamento do Licenciamento MG 2021?

Quando o sistema do Detran Minas Gerais reconhece o pagamento do valor Licenciamento MG 2021, ele emite automaticamente o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

licenciamento veicular

O documento é encaminhado para o endereço registrado no banco de dados do Detran MG, portanto, é importante mantê-lo sempre atualizado para assegurar o recebimento.

Caso não receba o CRLV no prazo de um mês, dirija-se a um posto de atendimento do Detran MG e solicite uma nova emissão do documento. Aproveite e verifique se o endereço cadastrado está atualizado. Em caso negativo, faça a retificação.

O que acontece se não fizer o licenciamento MG 2021?

Não realizar o Licenciamento MG 2021 deixa o veículo em situação irregular.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir um automóvel que não esteja licenciado é uma infração gravíssima.

Se o condutor for flagrado nessa situação, ele recebe uma multa no valor mais alto vigente, além da aplicação de sete pontos na carteira de habilitação e de correr o risco de ter seu veículo apreendido.

O que impossibilita o licenciamento MG 2021?

Pagou o valor do Licenciamento MG 2021, no entanto não recebeu o documento? Uma provável possibilidade é que há pendências a serem regularizadas. O CRLV só é emitido quando não existe registro de débitos inerentes ao veículo.

Isso quer dizer que taxas como multas, IPVA e seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) devem estar quitados. Inclusive, o Detran MG recomenda que não haja débitos dos últimos cinco anos.

Por isso, caso tenha dificuldade em realizar o licenciamento anual, faça uma consulta de débitos no site do Detran para verificar se há pendências a serem regularizadas.

Comente